4º encontro da Assessoria Coletiva aborda ferramentas para Captação de Recursos

Um dos principais desafios das entidades sociais está na Captação de Recursos, sendo este o tema abordado pelo Posto de Puericultura no o 4º encontro da Assessoria Coletiva para entidades sociais que ocorreu na sexta-feira dia 08 de outubro de 2021.

A primeira ferramenta apresentada foi Google Alerts, uma aplicação do google que permite ao usuário receber por e-mail todos os dias notícias relacionadas a um assunto selecionado. Assim, as entidades podem receber em suas caixas de entrada informações atualizadas e em tempo real sobre editais, bolsas de estudo, projetos de extensão e outros.

Pouco conhecida, a TechSoup é uma plataforma que verifica a elegibilidade de entidades sociais para que elas possam adquirir ferramentas digitais gratuitamente ou com grande desconto, por serem entidades sem fins lucrativos. O usuário deve se cadastrar e depois registrar sua organização, comprovando sua natureza social com documentos. Há diversos softwares como pacote Office, Adobe, Autodesk, Antivirus e outros disponíveis com preços acessíveis.

Os aplicativos PayPal e PicPay também foram introduzidos para as participantes, cujas taxas são reduzidas para as entidades sociais e permitem receber doações de forma simples através de cartão de crédito ou débito.

Outra ferramenta abordada foi o LinkTree, que consiste em uma página que lista diversos links na forma de botões, tornando mais fácil a navegação pelos tópicos de interesse tanto do público externo quanto do público interno. Trata-se de um menu de links, empilhado na vertical, nos quais a entidade pode anexar seus materiais de publicidade, álbuns de fotos, campanhas em video, inserir botões para seus canais de mídias sociais e inclusive receber doações por cartão de crédito integrado ao PayPal.

Também foi demonstrada a ferramenta Canva, que conta com uma versão premium gratuita para entidades sem fins lucrativos. Através da plataforma, é possível elaborar diferentes formatos de materiais gráficos e audiovisuais de forma simples e didática, desde postagens para redes sociais, vídeos, convites, cartazes, folders e livretos. O Canva ainda conta com uma biblioteca própria de imagens, ícones e fontes tipográficas, permitindo ao usuário uma combinação de design quase infinita.

Além dessas ferramentas, o Google para Entidades Sem Fins Lucrativos foi apresentada para as presentes. Contando com um pacote de soluções de alta qualidade e de forma gratuita, a licença amplia a capacidade de produção das organizações. Dentre as aplicações disponíveis estão:

  • Google Meet: sem limite de tempo para reuniões;
  • Google Workspace: criação de e-mails personalizados com domínio da entidade;
  • Google Drive: armazenamento de 45 Gb para cada usuário;
  • Google Docs, Sheets e Slides: para criação e edição de textos, planilhas e slides online;
  • Google Maps: para criação de mapas personalizados de usuários, doadores e afins;
  • Google AdGrants: veiculação de anúncios gratuitos no Google para captação de recursos e voluntários;
  • YouTube Premium: para captação de recursos através de videos e lives;

As participantes presentes no encontro, DAREI, CAF, Projeto Social Mover (Balé da Pollydiana) e APEF (Esporte Nota 10) se cadastraram e experimentaram as ferramentas durante o encontro, demonstrando satisfação pelas facilidades e economia de tempo que foram proporcionadas pelas novas soluções digitais.

A Assessoria Coletiva é gratuita e está acontecendo durante as manhãs de sexta-feira na Câmara Municipal de Manhuaçu, que atenciosamente atendeu ao pedido do Posto de Puericultura para utilizar o espaço.

Para falar com o Posto de Puericultura de Manhuaçu, os interessados podem acessar o site www.postodepuericultura.org.br ou encaminhar um e-mail para contato@postodepuericultura.org.br.