Entidades Sociais recebem certificado no 6º encontro da Assessoria Coletiva

Durante o último encontro da Assessoria Coletiva para entidades sociais, ocorrido no dia 22/10/21, o tema abordado foi “Oportunidades de Desenvolvimento”, que consiste em ações que as entidades podem realizar para avançarem mais no desenvolvimento e na qualidade dos seus projetos e, ao final do encontro, aconteceu a entrega de certificados para todas as representantes das entidades DAREI, CAF, Projeto Social Mover (Balé da Pollydiana) e APEF (Esporte Nota 10)

Sendo o recurso financeiro um dos principais pilares para a realização dos trabalhos executados pelas entidades sociais, o primeiro assunto do encontro foi a CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, que contempla a isenção de alguns impostos patronais na folha de pagamento. Discutiu-se sobre o processo para requerer o CEBAS bem como os pré-requisitos para tal.

Em seguida, falou-se sobre os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que consistem em 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Tais objetivos visam, até 2030, realizar ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Desta forma, as organizações podem direcionar e legitimar suas ações, assumindo a responsabilidade local de lutar pelos 17 ODS da Agenda 2030.

O terceiro tópico do encontro permitiu às participantes iniciar um processo de revisão do Estatuto Social de suas respectivas entidades, que consiste em um documento que contém os direitos e deveres de uma associação/sociedade. O assunto em questão partiu de dois pontos: coerência entre teoria e prática na realização de ações, e adequação às exigências de órgãos competentes e afins.

Falou-se também sobre como realizar o resgate da história das entidades, através de métodos de storytelling, sendo que o abordado no encontro foi o da Jornada do Herói. Através deste, as participantes compreenderam como apresentar a sequência de fatos de um acontecimento, de forma a manter a atenção do espectador, seja durante a apresentação da história da instituição, da apresentação de um case ou projeto para captação de recursos.

Também foi apresentado para as participantes o Prêmio Melhores ONGs do Brasil, que acontece anualmente e premia as 100 melhores entidades brasileiras, com base em critérios pré-definidos. Para participar, a entidade precisa preencher um formulário cujo conteúdo aborda os tópicos discutidos durante os 6 encontros da Assessoria COletiva.

Ao final das discussões, o assessor do Posto de Puericultura, Jonas Lupus, agradeceu às participantes pela paciência e confiança, as parabenizou pela disposição e perseverança e realizou a entrega dos certificados para as mesmas. Em seguida, realizaram uma pequena confraternização com um café da manhã especialmente preparado, durante o qual puderam ainda dialogar mais um pouco e compartilhar diversas experiências vivenciadas.

Iniciada no dia 17 de setembro de 2021, a Assessoria Coletiva totalizou 6 encontros, todos realizados às sextas-feiras na parte da manhã, na sala 107 do prédio da Câmara Municipal de Manhuaçu. Foram convidadas para participar todas as 12 entidades sociais que estiveram presentes no 1º SIASSI – Simpósio de Assistência Social para Infância, realizado no dia 21 de junho de 2021.

Outras atividades de capacitação técnica acontecerão no próximo ano, enquanto isso, as entidades podem procurar o Posto de Puericultura para consultoria e assessorias pontuais. Para falar com o Posto de Puericultura de Manhuaçu, os interessados podem acessar o site www.postodepuericultura.org.br ou encaminhar um e-mail para contato@postodepuericultura.org.br.