O Posto de Puericultura de Manhuaçu se reuniu mais uma vez com as participantes da Assessoria Coletiva para entidades sociais para realizar o 5º encontro, cujo tema foi Transparência e Prestação de Contas, na última sexta-feira, dia 15 de outubro de 2021, contando com a presença de representantes da DAREI, CAF e Projeto Social Mover (Balé da Pollydiana).
Dando sequência ao assunto abordado no encontro anterior, foi discutido com as participantes a importância de se ter um Portal da Transparência, visando a prestação de contas e idoneidade das entidades sociais. Tal Portal consiste em uma apresentação de informações relativas às questões financeiras e legais da entidade, como balanços, certidões, editais e atas de eleições, estatuto e outros.
É importante que tais informações e documentos estejam acessíveis de forma digital, seja pelo site, mídia social ou LinkTree, assim como de forma impressa na sede da organização social.
Também foi falado que prestar contas a respeito de cada instituição vai além de extratos financeiros e laudos fiscais: é necessário se torne público o efeito causado pela sua presença na localidade. Assim, torna-se importante realizar Avaliações de Impacto das ações e projetos executados, de forma a identificar e mensurar os resultados obtidos ao longo do período selecionado.
Dessa forma, a sociedade fica ciente da importância que as entidades sociais tem no município através dos relatórios das avaliações de impacto e, inclusive, novos doadores e parceiros podem surgir e vir a contribuir mais com o trabalho desempenhado por essas mesmas entidades.
Tão importante quanto comunicar os resultados alcançados, é saber como comunica-los, daí a importância de se realizar a Gestão dos Donativos e dos Parceiros das entidades. Por meio das ferramentas digitais abordadas nos outros encontros, é possível cadastrar e gerenciar as informações dos doadores para agradecê-los, informá-los dos resultados e, se possível, recompensá-los.
Ao final, houve uma rica e proveitosa discussão de como envolver mais os parceiros e doadores no dia-a-dia da instituição, sejam eles doadores, voluntários, diretores, funcionários e seus familiares, empresas fornecedoras de insumos e serviços para a entidade, servidores públicos e representantes políticos, com objetivo de demonstrar o valor e a relevância do trabalho desempenhado pela entidade.
A Assessoria Coletiva é gratuita e está acontecendo durante as manhãs de sexta-feira na Câmara Municipal de Manhuaçu, que atenciosamente atendeu ao pedido do Posto de Puericultura para utilizar o espaço.
Para falar com o Posto de Puericultura de Manhuaçu, os interessados podem acessar o site www.postodepuericultura.org.br ou encaminhar um e-mail para contato@postodepuericultura.org.br.